Editoriais \ opinião agora-to.com.br

Quarta-feira , 15 de Agosto de 2018 - 15hs11

agrotóxicos e a agricultura

O que está acontecendo com os agrotóxicos e a agricultura orgânica no Brasil?

Fonte: Da Redação

Tamanho da Letra A- A+

O que está acontecendo com os agrotóxicos e a agricultura orgânica no Brasil?

Muito se houve falar da grande utilização de agrotóxicos no Brasil e também das vantagens do consumo de produtos orgânicos, mas infelizmente, os dados sobre esses temas ainda não são tão divulgados e explorados, justamente para deixar as pessoas cegas sobre o que elas estão consumindo diariamente nas prateleiras dos supermercados e vendas espalhadas por todo o Brasil. Este assunto acaba também gerando diversas dúvidas por falta de informação correta. Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes sobre esse assunto, para que
você consuma os seus produtos agrícolas com mais consciência e tenha mais qualidade de vida como também saúde.

1. O Brasil é um dos países que mais consome agrotóxicos no mundo

Devido a formação do negócio agrícola no Brasil, o país se tornou um grande consumidor de agrotóxico. O Brasil é um dos maiores exportadores de soja do mundo, sendo que o seu grande consumidor é a China, este modelo de negócio é altamente lucrativo e precisa também ser altamente produtivo, se apoiando nos agrotóxicos para garantir tanto esta produtividade como também lucratividade.

2. A Anvisa tem um programa exclusivo para regular os agrotóxicos no Brasil 

A Anvisa que é Agência Nacional de Vigilância Sanitária sabe dos efeitos extremamente negativos da utilização de agrotóxicos na produção de alimentos no Brasil, dessa maneira, para tentar controlar a sua utilização e garantir alimentos mais seguros e mais saudáveis, ela criou o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).Mas, infelizmente, os agrotóxicos foram renomeados para produtos fitossanitários e também
produtos de controle ambiental, isso para suavizar a impressão de que podem ser tóxicos, o que são altamente.

3. A questão da utilização dos agrotóxicos no Brasil é uma questão política e econômica ao invés de ser de saúde

Grande parte do Congresso Brasileiro, o qual combina tanto a Câmera dos Deputados como o Senado brasileiros, tem em sua grande maioria produtos agrícolas, os quais trabalham para manter as leis contra o uso dos agrotóxicos inexistente, de forma a garantir a alta produtividade e assim a alta lucratividade, como visto acima.

4. Não só o meio ambiente sofre, mas sua saúde, seu bem-estar e sua qualidade de vida também

Os impactos do uso dos agrotóxicos são são muito piores do que imaginamos. Para o meio ambiente: pode causar tanto a morte do solo como também das várias espécies. Para o homem: problemas nos rins, cânceres, redução da capacidade de fecundação tanto para a mulher como para a homem, e também diversos problemas no sistema nervoso.

5. Você não pode ignorar a existência dos agrotóxicos nos alimentos brasileiros 

Mesmo que doa no bolso, sempre que puder tente ao máximo consumir alimentos orgânicos, mesmo ainda sendo mais caros, dá para encontrar produtos industrializados que apenas utilizam ingredientes orgânicos. Dá também para procurar produtos locais ou até mesmo iniciar uma horta em casa com alguns dos alimentos que você mais consome, principalmente temperos.

Vendo tudo isso, como os produtos orgânicos entram nessa história? 

 Brasil está aumentando a produção desses alimentos desde 2013, sendo que 70% dela está localizada no sul e no sudeste brasileiro. Este mercado representa hoje, em torno de, 0.5% do PIB brasileiro. Se você quer buscar mais informações acesse o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos dentro do Ministério da Agricultura brasileiro.

O que você acha sobre este assunto? Você consome produtos orgânicos? Não deixe de
comentar como também de compartilhar este artigo!


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2018 Agora-TO seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br