Terça-feira ,
11 de
Setembro de
2018 -
11hs11
Na quarta-feira, 12, em Brasília (DF), representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participam da reunião sobre atualização da execução do plano estratégico, previstas no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026, com vistas ao reconhecimento de zona livre da doença. O evento é promovido pelo Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), com a presença de representantes de vários estados.
O vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, disse que a participação do Tocantins é de grande importância para o alinhamento das ações, troca de informações e busca de investimentos. “Discutiremos além da febre aftosa, o Programa sobre o controle e erradicação da brucelose e tuberculose e a atual situação de repasse de recursos”, afirma. Ao final do encontro são gerados documentos para a possibilidade de efetivação do que foi discutido.
Da Adapec, além do vice-presidente, participam do evento o gerente de sanidade animal, Sérgio Liócadio e a responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro.
Fonesa
Criado em 1998, o Fórum representa todos os órgãos estaduais de defesa agropecuária do Brasil. Seu objetivo é definir as diretrizes da política de sanidade animal e vegetal e promover a permanente articulação entre os órgãos. Com isso, pretende-se desenvolver de forma harmonica e integrada às ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica. (Dinalva Martins)