Siga nas redes sociais

Naturatins comemora 35 anos de compromisso com o público e o meio ambiente

Órgão reafirma seu compromisso com a comunidade e o meio ambiente preparado para enfrentar os desafios do futuro com excelência e inovação - Foto: Walker Ribeiro

No mês em que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) celebra o seu 35° aniversário, o compromisso e a dedicação de seus servidores fortalecem laços com a comunidade e renovam o compromisso na excelência do atendimento. A inauguração do novo local de recepção ao público, realizado em fevereiro deste ano, reflete a modernização do serviço público e a evolução contínua da instituição.

Para o presidente Renato Jayme, o novo espaço otimiza a experiência dos cidadãos e garante excelência na resolução das demandas ambientais. “A nova estrutura é resultado do empenho do Governo do Tocantins em modernizar processos e aprimorar a interação com o público externo”, enfatizou o gestor. Além da revitalização do espaço físico, houve também a incorporação de novos mobiliários e computadores, a fim de oferecer maior conforto também para os servidores que atuam na Gerência de Atendimento e Análise Técnica (Gerência de Protocolo).

Além de aprimorar o acesso aos serviços oferecidos pelo Naturatins no atendimento presencial, a presença do órgão nas plataformas digitais, como o WhatsApp, tem ampliado a acessibilidade. Inovação que corrobora com o compromisso em proporcionar um atendimento inclusivo e eficiente tanto na sede em Palmas quanto nas diretorias e nos escritórios regionais espalhadas de norte a sul do Tocantins.

A ampliação do atendimento resultou em mais de 40 mil atendimentos presenciais realizados apenas nos últimos três anos. Conforme relatório da gerência responsável, no período de 15 de abril de 2021 a 15 de abril deste ano, foram mais 128 mil atendimentos por telefone, 51.800 pelo WhatsApp e 115 mil por e-mail.

Mais facilidades para o público

Além do novo espaço de atendimento presencial, o Naturatins reforça a acessibilidade aos serviços oferecidos. Seja para realizar requerimentos, juntar documentos ou cumprir pendências relacionadas a processos em andamento, o público conta com atendimento presencial das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira, na Gerência de Protocolo, localizada na sede do órgão em Palmas. E via WhatsApp pelo número (63) 99218-2272.

Esses mesmos serviços estão disponíveis nas sedes regionais do Naturatins em diversas cidades, como Araguaína, Gurupi, Pedro Afonso, Araguatins, Colinas do Tocantins, Arapoema, Lagoa da Confusão, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis, Alvorada, Formoso do Araguaia, Goiatins, Arraias e Dianópolis.

Além do atendimento presencial, o Naturatins oferece serviços no Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam). O acesso ao Sigam requer cadastro no site do Naturatins e os usuários podem preencher informações e anexar documentos necessários. O gerente de Atendimento e Análise Técnica, João Bento Santos Barbosa, destaca a importância de atenção aos detalhes no preenchimento do cadastro para evitar invalidações.

Sigam

O Sigam, em operação desde 2021, busca agilizar e tornar mais eficiente a formalização de processos e atos do Naturatins. O sistema oferece padronização e automatização dos procedimentos internos de licenciamento, monitoramento, fiscalização, biodiversidade e gestão das unidades de conservação.

Para esclarecimentos sobre o Sigam, os usuários podem enviar solicitações de ajuda para [email protected] ou acessar um tutorial disponível no canal do YouTube.

Em 2021, o Naturatins lançou canais de comunicação digital pelo WhatsApp para atendimentos – Walker Ribeiro/Governo do Tocantins
Compartilhar nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Artigos relacionados

Notícias Em destaque

Pular para o conteúdo